O que motiva o cachorro
A motivação é a chave para fazer com que seu cão entenda o que você quer. É também para o seu cão gostar de querer fazê-lo também. Embora o método mais comum de motivar nossos animais de estimação seja por meio de guloseimas, a motivação pode vir de várias formas. Isso é ótimo para o cão que não é motivado pela comida ou para os donos que desejam mostrar apreço de outras maneiras. Aprenda sobre os tipos de motivação e veja qual funciona melhor para sua família.
Existem três tipos principais de motivadores: comida, brinquedos e elogios.
Comida: A comida é o motivador mais comumente usado. Pode ser na forma de um deleite favorito, um pedaço de comida de “pessoas” ou até mesmo pedaços de ração. Estes podem ser usados imediatamente após o sucesso com um comando ou truque, ou podem ser colocados em um brinquedo de quebra-cabeça para ajudar a aliviar o tédio e aumentar o foco.
Uma desvantagem de usar guloseimas como motivador é que aumenta a ingestão calórica geral do seu cão. Em cães propensos a ganhar peso, pode ser um problema. Recomenda-se diminuir uma porção da refeição do seu cão nos dias em que você usa guloseimas para treinar, a fim de mantê-lo saudável.
Brinquedos: Os brinquedos são outro motivador comumente usado. Você pode ter visto seu cão policial local ou competição de cães esportivos usar um brinquedo de rebocador como recompensa após um exercício bem-sucedido. Os brinquedos são ótimos para cães que são movidos por brincadeiras e gostam de jogos como cabo de guerra ou buscar.
Os brinquedos também são uma ótima maneira de aliviar o tédio, incentivar o exercício e evitar o ganho de peso. Para um cão que não gosta de comida, um brinquedo como uma bola de tênis pode ser uma ótima alternativa.
Elogio: O elogio deve ser sempre dado, não importa o que aconteça, mas para alguns cães pode ser o principal fator de motivação. Seu cão pode não ser conduzido por brinquedos ou guloseimas, como é o caso de alguns resgates que podem ter limitado o contato humano. Elogiar seu cão pode incluir falar com uma voz feliz, oferecer animais de estimação e carinhos após uma sessão de treinamento bem-sucedida ou apenas passar um tempo juntos.
Encontrar os momentos em que seu cão provavelmente estará motivado também é importante para um treinamento bem-sucedido. Cães que são motivados por petiscos podem ser mais propensos a responder antes do café da manhã ou jantar, quando estão com fome. Um cão motivado por brinquedos pode ser mais responsivo se estiver ansioso ou precisando de exercício. Experimentar horários diferentes para suas sessões de treinamento pode ajudá-lo a descobrir quando é mais provável que seu cão responda.
Mesmo que seu cão pareça se distrair facilmente ou não pareça motivado, não se desespere. Sessões de treinamento curtas de cinco a dez minutos, experimentando diferentes horários para treinar durante o dia e usando diferentes motivadores podem ajudar. Se você está tendo problemas, falar com um treinador de cães é útil. Com o tempo, você pode descobrir o que faz o seu cão fazer tique-taque e ajudar vocês dois a se tornarem um sucesso!
ADESTRAMENTO CANINO
Adestrar é o máximo!