top of page
topo

Treino equilibrado

O Treinamento Equilibrado de Cães refere-se a qualquer abordagem de treinamento de cães ou modificação de comportamento que envolva o uso de técnicas baseadas em recompensa, estímulos positivos, e consequências aversivas estímulos negativos. Em outras palavras, o treinador mostra ao cão que suas escolhas e comportamentos podem resultar em resultados agradáveis ​​ou desagradáveis. 

Embora isso pareça um conceito relativamente simples, para entender completamente o treinamento moderno e balanceado de cães, é importante entender um pouco da história do treinamento de cães.

Antigamente, o treinamento de cães era conduzido de maneira muito diferente do que é feito hoje.

Eram empregados métodos que envolviam o uso de um grau razoável de força para ensinar o cão a responder aos comandos. Em essência, a única motivação do cão para ouvir era evitar desconforto e estresse substanciais. O que tornou essa abordagem particularmente problemática foi que a força estava sendo aplicada ao cão antes que ele soubesse o que deveria fazer tendo que descobrir a resposta correta sem antes ter sido apresentado a ela, enquanto sofria pressão e estresse significativos. Além do que hoje parecem ser as questões morais e éticas óbvias com essa abordagem, o treinamento conduzido dessa maneira foi forjado com efeitos colaterais indesejáveis.

 

Também existe a abordagem em que prefere-se treinar cães através do uso de recompensas exclusivamente (um treino puro positivo), sem quaisquer ferramentas ou técnicas aversivas. Essa abordagem animou a comunidade de adestramento de cães, afinal, ninguém gosta de punir cães e a perspectiva de nunca mais ter que usar punição novamente era extremamente atraente. Embora isso tenha sido tremendamente benéfico, e treinadores de cães como um todo agora são capazes de realizar muito mais com recompensas do que jamais pensamos ser possível, no devido tempo, percebeu-se que essa visão idealizada de treinamento de cães não se sustentava no mundo real, e nem tudo pode ser realizado através do uso de técnicas de recompensa. Os maiores desafios surgiram ao lidar com comportamentos problemáticos, mantendo respostas consistentes quando as recompensas não estão presentes e mantendo a confiabilidade fora da “sala de aula” e no mundo real, onde várias distrações competem pela atenção do cão. 

Muitos entendem que, para superar as limitações do treinamento apenas com recompensa é necessária uma certa quantidade de pressão aversiva. 

No entanto, também reconhecemos que para evitar os efeitos colaterais indesejados e manter um nível de respeito e consideração pelo bem-estar emocional e psicológico do cão, precisamos ser cuidadosos e ponderados sobre quando e como a pressão aversiva é usada. 

Anos de pesquisa, prática e experiência de treinadores e especialistas na área, juntamente com avanços significativos nos campos da ciência comportamental e da psicologia, resultaram em uma abordagem moderna para o treinamento de cães que é compassiva e confiável.

 

Na abordagem do treinamento equilibrado, o cão é motivado através  de recompensas ou seja estímulos positivos .Os cães aprendem novos comportamentos por meio de um aprendizado orientado a objetivos que é agradável e eficaz.

 O cão pode entender os exercícios de treinamento sem se preocupar em cometer um erro. Se e quando mais confiabilidade for necessária, consequências aversivas ​​são introduzidas no programa de treinamento de maneira gradativa, cuidadosa e pensada para garantir que se evitem os problemas associados às técnicas grosseiras do passado. Um dos avanços mais significativos nessa área foi a percepção de que antes de se usar qualquer ferramenta como uma coleira de treinamento para “corrigir” um cão por desobediência, primeiro necessita-se garantir que o cão tenha a oportunidade de aprender e compreender não apenas  o exercício de treino, mas também sobre a ferramenta, o que significa que o cão deve aprender que o que chamamos de “pressão” é algo que eles podem controlar e evitar através de suas ações.  Através deste processo o cão aprende todas as várias situações em que a pressão pode ser aplicada e os vários comportamentos em que pode confiar para remover essa pressão, e tudo isto é feito com uma intensidade baixa para que o cão tenha a oportunidade de aprender sobre as ferramentas sem estresse. 

Depois de muitas repetições, os cães começam a ver a pressão da guia como simplesmente mais uma informação valiosa, que nos permite ajudá-los a navegar pelo aprendizado e ganhar recompensas e elogios. Somente quando isso for feito, usamos estímulos motivadores, conforme necessário, para levar o cão a fazer escolhas apropriadas, ou corrigi-los por desobediência intencional. Esse processo não apenas ajuda a reduzir a necessidade de punição, mas também ajuda a garantir que, se a punição for aplicada, o cão saiba exatamente por que aconteceu e o que pode fazer para evitá-la no futuro.

 

Se isso soa um pouco técnico, bem, é porque é. Um bom treinamento de cães, um treinamento de cães realmente bom é complexo. O conceito de punição não deve ser abordado de forma descuidada, sendo sempre recomendado o acompanhamento de um profissional qualificado.

-Tyler G. Muto

Contato
LOGO PNG.png

ADESTRAMENTO CANINO

Adestrar é o máximo!

bottom of page